Busca

sábado, 25 de junho de 2011

Agora o bicho vai começar a pegar


A primeira semana do Grand Slam mais tradicional do circuito terminou nesse sábado e a partir da próxima segunda-feira começam os jogos das oitavas de final.

Tradicionalmente no primeiro domingo é o dia de folga dos jogadores, é onde eles aproveitam para descansar e se preparar para a segunda semana que é aí que o bicho vai começar a pegar!

Os únicos candidatos a possível "zebra" que foram eliminados foram o sueco Robin Soderling que perdeu da revelação australiana Bernard Tomic de 18 anos e o americano Andy Roddick que foi derrotado pelo espanhol Feliciano Lopéz.





Rafael Nadal até a terceira rodada praticamente não encontrou resistência nos dois primeiros jogos. Mas na terceira rodada teve trabalho diante de Gilles Muller, onde teve que vencer dois tiebreaks para avançar com parciais de 7/6 (8-6), 7/6 (7-5) e 6/0.

Ele chega muito bem a segunda semana com bastante energia que sabemos que é essencial para o seu jogo. Porém nas oitavas de final o número 1 do mundo terá uma pedreira pela frente o argentino Juan Martin Del Potro, que mesmo não tendo resultados expressivos na grama vem evoluindo na temporada e se sentindo cada vez mais à vontade na superfície.



Porém acho que Nadal passa com certa facilidade sobre Del Potro, a não ser que o argentino faça o jogo da sua vida em Wimbledon e elimine o número 1 do mundo. Para mim da Nadal em sets diretos.



Novak Djokovic também encontrou muitas dificuldades na terceira rodada diante do cipriota Marcos Baghdatis, Nole que tinha atropelado nas rodadas anteriores jogou mal nesse sábado e esteve o tempo todo pressionado e perdeu um set mas saiu vencedor com parcias de 6/4, 4/6, 6/3 e 6/4. Seu próximo adversário é o francês Michael Llodra.

Vamos ver como ele vai se apresentar na segunda-feira diante do francês e seu estilo de saque e voleio. Se jogar mal como nesse sábado ele pode se complicar mas não acredito em zebra nesse jogo e acho que Nole passa em sets diretos.

Acho que a sua confiança não foi abalada pela atuação de hoje e por isso acredito que Nole não encontre muitas dificuldades contra o francês para avançar as quartas.



Roger Federer até agora foi quem teve menos trabalho nas três primeiras partidas. Nem David Nalbandian foi capaz de incomodar muito o gênio suíço que teve dificuldades apenas no primeiro set contra o argentino ex-número 3 do mundo com parciais de 6/4, 6/2 e 6/4, em jogo de apenas 1h46.

O suíço chega muito bem a segunda semana do torneio, ganhou rapidamente dos adversários em sets diretos e foi quem mais poupou energia para a segunda semana do torneio rumo ao hepta.

Muito consistente no saque, o suíço está confiante e jogando cada vez mais solto e podendo usar todo o seu arsenal de golpes para variar o jogo como só ele sabe.

Nas oitavas de final ele enfrenta o russo Mikhail Youzhny, em que o suíço venceu todos os dez duelos entre eles até hoje incluindo três jogos na grama de Halle.

Acho que Federer passa com facilidade para as quartas em sets diretos. O retrospecto pesa muito contra o russo que nunca teve resultados expressivos na grama.



Andy Murray foi quem mais teve dificuldades na primeira semana. Nitidamente mais nervoso que o normal o britânico parece estar sentindo a pressão de ter que conquistar o seu primeiro Grand Slam em casa e quebrar o jejum de um britânico não conquistar Wimbledon desde de 1936.

Murray teve muito trabalho no jogo contra Ivan Ljubicic, onde ele perdeu em set e se complicou muito na hora de fechar o jogo no quarto set perdendo o saque e tendo que jogar um tiebreak na última parcial. Ele venceu com parciais de 6/4, 4/6, 6/1 e 7/6 (7-4). O ponto alto do jogo foi a jogada genial que Murray fez executando um bate-pronto por debaixo das pernas e que levantou toda a torcida na quadra central.

Nas oitavas de final ele terá uma pedreira. Enfrentará o francês Richard Gasquet que vem em ótima fase. Eles já se enfrentaram uma vez no All England Club e o jogo foi uma batalha de cinco sets vencida por Murray.

Tem tudo para ser um jogão, Murray vem sentindo a pressão e não vem impressionando nas primeiras rodadas. Gasquet vem em ótima fase e pode complicar muito o jogo para o britânico principalmente se estiver com seu backhand afiado, onde ele faz um estrago enorme.

Acho que o Murray vence, mas será um jogo duro para o britânico. A imprensa já começou a criticar o britânico que não impressionou nas primeiras rodadas e se ele sentir à pressão pode sair derrotado pelo francês que joga sem pressão da torcida e tentando igualar sua melhor campanha em Wimbledon quando chegou as semifinais. Acho que da Murray em cinco sets.


Vídeo da fantástica jogada de Murray no jogo contra Ljubicic



Teremos mais jogos interessantes nas oitavas de final. David Ferrer enfrenta Jo-Wilfried-Tsonga que para mim é favorito para vencer o duelo. O estilo de jogo do francês se encaixa melhor à grama e ele tem mais armas, principalmente o voleio para vencer o espanhol que por sua vez conta com sua consistencia e seu excelente preparo físico numa eventual maratona em cinco sets. Acho que da Tsonga em quatro sets.




O bicho vai começar a pegar na segunda semana é ai que vamos poder apontar quem tem mais chances e quem chegará melhor para as rodadas finais. O torneio vai começar a esquentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário