Sabemos que ele caiu numa chave complicada e irá precisar começar bem o torneio, já que mesmo com os dois títulos no All England Club e quatro finais seguidas, ele não se sente tão confortável (para o seu padrão de jogo) nas quadras de grama. As casas de apostas consideram Nadal o principal candidato ao título seguido de perto por Roger Federer e Novak Djokovic.
Nessa semana já podemos acompanhar ele em ação no Atp 250 de Queen's, onde perdeu nas quartas de final para o francês Jo-Wilfried-Tsonga. Mas não devemos levar muito em consideração esse resultado, já que o espanhol vinha de uma dura seqüência de jogos e alegou cansaço na coletiva, logo após o jogo.
Mas já podemos ver algumas mudanças em seu estilo de jogo.
Golpes mais retos, jogando mais perto da linha de base e pegando a bola mais na subida, o que é essencial na grama.
Pontos a seu favor: Fisicamente ele deve chegar muito bem a Wimbledon, pois tirou uns dias de folga logo após sua eliminação em Queen's. O espanhol também chega menos pressionado pela conquista em Roland Garros e mais confiante do que nunca para o tricampeonato em Londres.
Principais armas: Contra-ataques, é impressionante o modo como consegue fazer à transição da defesa para o ataque chegando em bolas impossíveis e conseguir manter o corpo equilibrado o suficiente para entrar no ponto novamente com devoluções fantásticas que só ele consegue fazer, bolas fundas e com muito spin no forehand que faz um estrago enorme, fisicamente o melhor do circuito, mentalmente o melhor da história e muita consistência no fundo de quadra, erra muito pouco durante os jogos.
Pontos vulneráveis: Saque, não costuma dar muitos pontos de graça ao espanhol o que é importantíssimo em Wimbledon, voleio, melhorou muito é verdade mas ainda assim ele não se sente à vontade junto à rede, backhand, andou descalibrado e cometendo mais erros do que o normal.
Acho que o Nadal deve chegar no mínimo até a final, não sei se o Murray ou algum outro adversário até lá será capaz de parar o número 1 do mundo, que não perde em Wimbledon desde 2007 na final contra Federer já que em 2009 ele não participou do torneio e em 2008 e 2010 ele conquistou o título.
Já na final é outra história, provavelmente irá enfrentar Novak Djokovic, que é atualmente o melhor tenista do circuito com quatro vitórias seguidas em finais sobre o próprio Nadal, sendo duas delas no saibro onde o espanhol é considerado o melhor de todos os tempos.
Ou Roger Federer o seu maior rival que, apesar do retrospecto amplamente favorável contra o rival, Federer jogará na sua superfície favorita e os dois já se enfrentaram três vezes em finais de Wimbledon e Nadal ganhou só a última, em um jogo que é considerado por muitos como o melhor jogo da história. Sem falar que Federer é o tenista que tem o melhor aproveitamento nessa superfície em toda história e já conquistou Wimbledon seis vezes, e vem muito motivado pela derrota em Paris, depois de ter apresentado o seu melhor tênis sobre o saibro em toda sua carreira.
Nadal vem muito forte como sempre, está muito motivado para conquistar o 11° Grand Slam de sua carreira, ele vai correr em todas, lutar até o último ponto como sempre e fazer jogadas incríveis. Tem tudo para fazer um excepcional torneio.
Não sei se será campeão, vai depender de como conseguirá conservar o seu físico durante a primeira semana, para chegar inteiro nas rodadas finais.
Amanhã publicarei o post sobre Novak Djokovic e sobre quais suas chances em Wimbledon.
Abaixo os melhores momentos de Rafael Nadal x Roger Federer Final de 2008 em Wimbledon. Vale a pena conferir!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário