Busca

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os grandes e a zebra

Djokovic perto de se tornar número um

Amanhã teremos as duas semifinais do masculino e vão estar jogando o (ainda) número 1 do mundo Rafael Nadal, o britânico e favorito da torcida Andy Murray , o melhor tenista da temporada o sérvio Novak Djokovic, e o homem responsável pela maior zebra dos últimos tempos no tênis o francês Jo-Wilfried-Tsonga que eliminou o suíço Roger Federer de virada depois de estar perdendo por dois sets a zero, o que nunca tinha ocorrido em 178 jogos do suíço em que ele abriu dois sets a zero em Grand Slams.



Nadal tenta o tricampeonato
Pelo segundo ano consecutivo Rafael Nadal encontra Andy Murray nas semifinais, o espanhol venceu o duelo na temporada passada por três sets a zero e também venceu em 2008.

O que esperar do jogo: Tem tudo para ser um jogão, Nadal defende o título e a liderança do ranking, Murray vem em busca do primeiro Grand Slam na carreira e tenta quebrar o tabu de um britânico não conquistar Wimbledon desde de 1936.


Murray tenta quebrar tabu
Murray terá que ser muito agressivo e regular como foi nas últimas duas rodadas, terá que variar bem o jogo com subidas à rede, buscar o backhand do espanhol, não deixar o espanhol se sentir confortável em nenhum momento do jogo, forçar a devolução, e variar bem o saque, buscando o ace no centro, sacando aberto no backhand do espanhol e sacar e volear sempre que possível.


Nadal por sua vez terá que manter o britânico pressionado o tempo todo, não deixar ele se sentir confortável na partida, atacar na hora certa para evitar os contra-ataques de Murray, já venceu Murray duas vezes em Wimbledon em 2008 e 2010, aproveitar que o adversário joga extremamente pressionado e fechar todas as portas para o britânico não gostar do jogo.

Jogo para ganhar o Murray já provou que tem, só não sei se ele tem a força mental necessária para derrubar esse monstro, Nadal não vem tão confiante apesar de fazer um ótimo torneio, mas a sua lesão no pé no jogo contra Del Potro ainda incomoda.




Murray vai ter que GANHAR o jogo, querer muito isso, por que sabemos que o espanhol não perde jogo para ninguém, se quiser que o vença, se puder. É a melhor chance do britânico, veremos se ele vai tomar uma atitude diferente e ser agressivo e não esperar o adversário perder o jogo sozinho adotando uma atitude passiva como sempre o faz quando a coisa fica grande.

Sérvio busca realizar sonho conquistando Wimbledon

Novak Djokovic enfrenta o francês Jo-Wilfried-Tsonga pela terceira vez em um Grand Slam com uma vitória para cada lado.

O que esperar do jogo: Novak Djokovic está a uma vitória de assumir a liderança do ranking, Tsonga vem embaladíssimo pela sua mais espetacular vitória na carreira, não há como imaginar que vai ser um jogo ruim.

Depois de assombrar o mundo do tênis vencendo Roger Federer de virada quando estava perdendo por dois sets a zero e protagonizar a maior zebra dos últimos tempos, Tsonga chega com extrema confiança para o confronto com Novak Djokovic, em que ele leva vantagem no retrospecto com cinco triunfos e duas derrotas para o sérvio.

A grande zebra


Tsonga terá que manter o nível de atuação em que ele apresentou nos três últimos sets contra Federer. Sacar extremamente bem, volear com precisão, ser agressivo do fundo de quadra e forçar as devoluções de saque nos games de serviço do sérvio. Atacar o forehand do sérvio sempre que for possível. Nole talvez vive o momento de maior instabilidade na sua fantástica temporada e nunca obteve resultados tão expressivos na grama.


Voleio terá que funcionar na semifinal
Djokovic tem na devolução o seu maior trunfo para ganhar o jogo. O sérvio possui uma excelente devolução de saque, agressiva e pode fazer com que o francês perca um pouco da confiança no seu saque sabendo que terá que variar e arriscar mais o primeiro saque. Se defender bem e contra-atacar bem sempre que o francês subir à rede. Apostar na sua consistência e não deixar o francês se sentir confortável na partida minando a sua confiança e se beneficiando da sua maior experiencia em jogos importantes.

Eu quero ver o Nole na final, acho que ele merece assumir a liderança do ranking e particularmente torço por um título do sérvio já que Federer foi eliminado. Além de achar que Tsonga não vai conseguir repetir em tão pouco tempo outra atuação fantástica como a que ele teve diante de Federer.


Minha torcida é pelo sérvio


Bom podemos esperar jogos incríveis e particularmente quero ver um novo campeão em Wimbledon. Um título do Murray seria incrível, mas uma final entre Rafael Nadal e Novak Djokovic tem tudo para ser um dos maiores jogos do ano. 

Os melhores momentos da semifinal do ano passado entre Rafael Nadal x Andy Murray:

                                                                            Parte 1 
                                               
                                                                           Parte 2


                                                                            Parte 3


Os melhores momentos da final do Aberto da Austrália entre Djokovic x Tsonga



Que venham os jogos !

4 comentários:

  1. Até quero que o Murray vença o torneio, mas acho que o Nadal cresce nessas horas como NINGUÉM.

    No outro jogo, não acho que o Djoko possa perder por sentir a pressão, mas sim pelo Tsonga NÃO TER NADA A PERDER.

    Otimo post ;)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o Nadal cresce muito nessas horas!

    Concordo com você Daszma mas acho que o Tsonga não repete a atuação de ontem ! Posso estar errado ahahah! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça, meu professor de tênis comentou no Tsonga, mas nem achei que poderia surpreender por causa do mental.

    Mas eliminar Federer nas quartas de virada foi incrível. Não acredito que leve o jogo, entretanto, contra Djoko. E Nadal não conseguirá jogar seu melhor porque saberá que sairá do número 1.

    Abraço !

    ResponderExcluir
  4. Quanto a Nadal eu não duvido de mais nada ! Não duvido que ele vença o torneio mesmo perdendo o número 1 do ranking ! Acho até bem provável que isso aconteça! Mas torço pelo Djoko!

    ResponderExcluir